Fé: Espere Sempre o Melhor de Deus
- Carlos Cunha
- 26 de nov.
- 4 min de leitura
O Rei Davi foi o segundo rei de Israel após Saul, viveu no período entre ~1040 a.C. – ~970 a.C., e entre o período em que Deus enviou o profeta Samuel para ungi-lo como rei até sua posse plena como rei da nação, um longo período se passou, e grande parte deste em cenários de perseguições e guerras, onde podemos aprender grandes lições com sua vida, derrotas, sucessos e com sua fé e relacionamento com Deus.
E aqui quero fazer um contraste.
Entre 13-15 anos após Davi ter sido ungido por Samuel, ele está passando por grandes perseguições, e, em um dos momentos de esgotamento emocional e espiritual mais intensos, ele não perde a fé em Deus, mas perde momentaneamente o ânimo de esperar com paciência nas promessas que recebeu, levando-o a tirar os olhos da fé e ver as coisas naturalmente.
Disse Davi consigo mesmo: “Pode ser que algum dia venha eu a perecer nas mãos de Saul” (1 Samuel 27:1).
Sim, neste momento, movido temporariamente pelas circunstâncias, sua fé fraquejou e ele esperava que o pior acontecesse. Mas isso nunca aconteceu.
Em nossa jornada neste mundo, vivenciamos muitos momentos e cenários complexos e podemos ser levados a uma mentalidade consciente ou inconsciente pelo pior, a qual pode ou não nunca se materializar realmente.
E assim, diariamente precisamos trazer à lembrança, reflexão e elevar nossa fé à altura das promessas contidas na Palavra, e nas profecias e promessas que recebemos de forma pessoal à luz da própria Palavra, para seguirmos mudando os cenários desfavoráveis até que haja plena manifestação daquilo que buscamos.
Pois somente agindo assim podemos dizer – DIGA AGORA COMIGO:
"Eu vencerei essa situação. Eu espero sempre o melhor de Deus! Louvado é o Senhor."
Em contraposição, quando o profeta Daniel (viveu entre ~620 a.C. e ~535 a.C., durante o período de transição entre o Império Babilônico e o Império Medo-Persa), por causa de sua postura incontestável em relação a Deus, os governadores e príncipes do Império Medo-Persa manipularam a verdade, levando um rei a estabelecer decretos que não poderia revogar, e assim, pela lei dos homens, Daniel foi julgado e lançado em uma cova com leões pra lá de famintos.
Daniel 6:4-5: “Então os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar Daniel a respeito do reino; mas não puderam achar ocasião ou culpa alguma, porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
Disseram, pois, esses homens: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus.”
Daniel 6:10: “Daniel, pois, quando soube que a escritura (decreto que o condenava) estava assinada, entrou em sua casa; ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém, e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer.”
Mas Deus honra quem vive em integridade, honra, amor e fé, esperando o melhor do seu Deus. Daniel estava em fé, e lemos a seguinte afirmação em Daniel 6:23: “Assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus (outra versão diz: devido à fé no seu Deus).”
Daniel estava mesmo na cova esperando o melhor de Deus.
DIGA AGORA COMIGO:
"Eu vencerei essa situação. Eu espero sempre o melhor de Deus! Louvado é o Senhor."
A fé na Palavra de Deus nos permite antecipar, nos permite ver dentro de nós a vitória!
Louvada é a Palavra do Senhor!
Onde você estiver, seja qual for o cenário que estiver vivendo, arrependa-se de estar em uma postura sem esperança ou negativa, peça perdão a Deus em nome de Jesus e se comprometa a experimentar uma reformulação de ações de fé, pensamentos, palavras declaradas e ações. Eu encorajo você a esperar diariamente o melhor de Deus.
Deus, o Pai, quer que você tenha as promessas dele cumpridas em todas as áreas da sua vida. E essas promessas estão esperando por você. Levante-se e tome posse delas. Você pode e deve, dia a dia, criar junto com a fé na Palavra de Deus o mundo que você quer ver!
Palavras de Fé:
"Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado aquele que nele confia. Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem." Davi em Salmos 34:8-10
“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Jesus em João 16:33
“Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, combatas por elas o bom combate.” Paulo 1 Timóteo 1:18
“Disse-me: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis." Ezequiel 37:4-5
"Eu vencerei essa situação. Eu espero sempre o melhor de Deus! Louvado é o Senhor." Você e eu.
Artigo escrito por: Carlos Cunha
Pastor da Igreja Verbo da Vida – Vila Leopoldina

Comentários