VENCENDO A ANSIEDADE!
- Caroline Kruschewsky
- 17 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
JESUS nos enxerga individualmente em nossos anseios. ELE conhece os tipos de ansiedade que apresentamos ao longo da vida e sabe o que aflige a nossa alma. Devemos compreender que a ansiedade é inerente à existência humana. Porém, é fundamental sabermos lidar com a ansiedade de acordo com a Palavra de DEUS, para que possamos produzir, correr atrás dos objetivos e decidir de forma assertiva. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29.11) Saiba que DEUS tem planos de paz para nós!
Quando JESUS disse “Não andeis ansiosos” em Mateus 6:25, ELE se referia a todos nós e à nossa constante luta contra o pecado de não confiar na providência divina. A “ansiedade pecaminosa” desvia o nosso olhar do PAI e o direciona para os problemas e as circunstâncias. Muitas vezes, a preocupação é um ato de descrença no amor divino, pois não confiamos que ELE seja capaz de nos dar diariamente aquilo que precisamos. O estado permanente de “desconfiança” pode, a longo prazo, desencadear o surgimento de transtornos ansiosos. Conhecer o significado da providência divina é um grande “ansiolítico” espiritual para todo cristão.
Em Mateus 6:27, JESUS continua nos ensinando que por mais que fiquemos ansiosos, não é possível acrescentar uma hora sequer à nossa vida. A nossa preocupação não mudará o amanhã, somente nos prenderá a um futuro que não controlamos. Gastaremos energia física e emocional com fatos que, na maioria das vezes, nunca ocorrerão. Os nossos dias estão escritos e determinados por DEUS, que sabe o dia da nossa morte e controla todo o processo. JESUS segue nos ensinando a observar os lírios do campo que não trabalham e nem tecem, mas estão vestidos com grande beleza e de maneira sobrenatural.
A preocupação excessiva é reflexo da cultura materialista que vivemos. JESUS na última parte do texto em Mateus 6:32-34 nos desafia a não ser “como os pagãos” e a não seguir o curso deste mundo. Devemos viver na contracultura que crê no DEUS capaz de nos proporcionar diariamente aquilo que precisamos. A vida com o SENHOR, nos arrebata do consumismo e da idolatria das coisas. Somos convocados a buscar um caminho mais excelente! E ao falar sobre as preocupações exageradas da vida, JESUS nos permite ter dois tratamentos eficazes. Ele não apenas faz o diagnóstico, como também dá o remédio para a cura da ansiedade.
Conhecer o coração de DEUS é o primeiro remédio para a ansiedade prescrito por JESUS e pela oração perseverante, conheceremos cada vez mais o coração do PAI e não apenas convicção teórica do cuidado DELE. O Apóstolo Paulo nos diz que a oração é uma das chaves para vencer a ansiedade: “Não andem inquietos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS.”(Filipenses 4:6) Preocupar-se com o Reino de DEUS é o segundo remédio para a ansiedade prescrito por JESUS! Aqui há uma grande promessa! Se buscarmos o Reino de DEUS e a justiça divina, ELE promete acrescentar tudo o que precisamos.
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mateus 6.31-34). JESUS nos ensinou a orar, dizendo: “Venha o teu Reino; Seja feita a tua vontade”, antes de “dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.” Devemos confiar Naquele que escreve nossos dias porque JESUS quer ser mais do que teoria em nós, e nos ver livres do cárcere do futuro, no qual a ansiedade nos aprisiona. Teremos inúmeros momentos de ansiedade ao longo da vida, o que é humano. Entretanto, JESUS nos prometeu cuidar de tudo. Creiamos nessa promessa! É uma promessa de Cura progressiva!
Com amor e orações,
Artigo escrito por: Caroline Kruschewsky

Comentários